









No dia 14 (domingo de carnaval) celebramos a ceia numa cachoeira chamada “Recanto dos Papagaios” aqui mesmo em Curitiba. Fizemos um piquenique lá com nossos amigos Carlos e Luciana. Foi muito gostoso, pois acreditamos que a igreja do Senhor se reúne em todo lugar para lembrar o sacrifício de Jesus e que não está “presa” no conceito de se reunir num local específico, porque a igreja somos nós. Portanto, não são casas, prédios, escolas, mas são pessoas que decidiram seguir Jesus e lembrar o sacrifício Dele onde quer que esteja no domingo.
Mais uma alma faz valer o sacrifício de Jesus Cristo.
E foi assim, em trajes de banho, a beira de uma cachoeira, num domingo de sol, fazendo um singelo "pic nic", mas nunca nos esquecendo do sacrifício de Jesus Cristo por nós todos. Celebramos a Ceia do Senhor sentados numa pedra ao som da água forte que corre no rio. Cenário maravilhoso criado por nosso Criador e Pai. Não precisamos estar presos a ter que comparecer a nenhum lugar específico no domingo chamado de "Igreja", nem estamos presos a uma casa ou seja lá onde for, somos livres em Cristo Jesus. Fomos libertos do pecado e da Lei do Antigo Testamento, por que criar uma nova ou novas leis para o Novo Testamento? Que na verdade nem estão escritas no Novo Testamento, como o uso de prédios e organizações humanas que tentam DETERNINAR como servir ao Senhor fora do contexto em que Cristo nos ensina!
Por que os cristãos não podem ir aos domingos para a praia, uma chácara, um bosque ou cachoeria com sua família ou alguns amigos (de preferencia que haja entre eles pessoas que ainda não são discípulos de Jesus para que possam ouvir a mensagem do Evangelho) e celebrarem a Ceia do Senhor?
Ao invés de nos fecharmos em nosso "mundinho" de "crente", reunindo-nos todo domingo como num "clubinho" de gente "santa" capitalista e protestante ou católico, vamos ao mundo todo cumprir com as ordens do nosso Senhor: "Portanto, vão a todos os povos do mundo e façam com que sejam meus seguidores, batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a obedecer a tudo o que tenho ordenado a vocês. E lembrem disso: eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos" (Mateus 28. 19-20).
Ao lado temos a foto que tiramos durante uma visita neste mês na casa da Dona Lourdes e da Genyfer. Dona Lourdes continua, como sempre desde os tempos em que eu (Luis) estudava no instituto Bíblico, apoiando-me de diversas formas. Ela nos recebe em sua casa, ora por nós e sempre está nos doando algo que para nós é muito útil e importante. Acima de tudo respeita nosso trabalho mesmo não participando das reuniões em nossa casa. Somos muito gratos ao Senhor por sua via e de toda sua família. Pedimos aos irãos que continuem orando pelo crescimento espirital da Genyfer e que ela e a Monique possam continuar a se encontrar todas as semanas.
Sendo assim, hoje podemos dizer que "igrejas em casas" realmente são igrejas, pois em mais de uma casa hoje se reúnem para celebrar a Ceia do Senhor todos os domingos. As vezes em nossa casa, as vezes na casa do Carlos e da Luciana como na foto acima. E não apenas em casas, mas a beira de cachoeiras, na praia, no intervalo do trabalho (Como fazem nossos irmãos no Nordeste do Brasil) ou onde quer que esteja a igreja, que somos nós, pessoas e não prédios ou organizacões denominacionais CONTROLADAS por pastores, missionários, evangelistas ou obreiros em "tempo integral".
Que o Senhor abençoe a todos os irmãos e irmãs que estão livremente anunciando o Evangelho de Cristo em suas casas e por onde vão, levando apenas a mensagem de Jesus e não afirmando que é preciso fazer parte de uma ou outra "Igreja Verdadeira" para ser salvo.
Glória a Deus pra sempre!
Esta é Camila, nossa irmã em Cristo e minha grande amiga. Nós combinamos de nos encontrar uma vez por semana para almoçarmos juntas no intervalo do seu trabalho. Durante o almoço compartilhamos de muitas coisas, inclusive o evangelho. Estamos fazendo isso desde janeiro desse ano e estamos gostando muito de aproveitar o horário do almoço para termos comunhão em Jesus.
Além disso, algo muito interessante que aconteceu neste mês foi descobrir que "as igrejas nos lares" ou "igrejas em casas" (sem querer com isso denominar o nome de nenhum novo movimento) é muito maior do que já sabíamos. Tínhamos informação de que muitos irmãos se reúnem em suas casas, trabalhos, barcos, quintais, escolas e onde quer que seja, sem dependerem da estrutura de nenhuma "liderança humana" ou existência de prédios em muitas cidades do Brasil, em vários estados. Mas em março de 2010 uma família que viu este blog entrou em contato conosco e convidou-nos a conhecer o trabalho que eles também realizam numa das cidades da região metropolitana de Curitiba, São José dos Pinhais. E nós fomos lá num domingo que, para nossa alegria, além de conhecê-los pessoalmente também conhecemos muitos outros irmãos que estão totalmente desvinculados de qualquer denominação religiosa, mas que mantém o compromisso apenas com o Senhor Jesus e Sua Palavra, Seu Evangelho. Foi uma experiência verdadeiramente espiritual extender a comunhão com pessoas com as quais nem imaginávamos que anunciávam a mesma mensagem, sem prédios, sem "lideranças", apenas a salvação, o batismo e a comunhão com a Ceia do Senhor. Além das diversas obras de evangelismo e serviço na comunidade onde vivem, são um verdadeiro exemplo esses irmaos de São José dos Pinhais.
Hoje sabemos que existem pessoas se reunindo em suas casas sem vínculo com nenhuma "religião" ou denominação em muito mais bairros e cidades da região de Curitiba, e também no estrado do Paraná. Descobrimos que existem pessoas no centro da cidade onde moramos, no bairro onde morávamos antes e a cada semana descobrimos ainda mais. Isso realmente é animador por sabermos que o Senhor está separando o Seu povo de muitas maneiras em muitos lugares, embora nosso foco continue sendo fazer novos amigos e alcançá-los com a mensagem do Evangelho de Cristo.
Em Campinas-SP
Neste mês também estivemos em Campinas - SP visitando nossos parentes, amigos e a família dos irmãos e amigos Miguel e Andréia. Eles são amigos do meu esposo Luis desde a infância e também aprenderam do evangelho com ele. Ambos são casados e tem três filhos (Kelvin, Miguel e Yago). No domingo (28) celebramos a ceia do Senhor junto com eles e os incentivamos a permanecer fiel no caminho do Senhor Jesus se reunindo em sua casa. Que Deus continue a abençoar esta família que é muito querida por nós.
Nessa mesma viagem visitamos alguns irmãos em Cristo, dentre eles a família do Roberto juntamente com sua esposa Raquel e suas filhas, porém nesse dia estava apenas sua filha Rúbia. Essa família foi em nosso casamento em Manaus e Roberto celebrou nossa 2ª cerimônia no encontro das águas (Rio Negro e Rio Solimões). Passamos à tarde de domingo com eles e foi muito bom estarmos nos confraternizando em Cristo com esses irmãos que são uma benção em nossas vidas.
Estivemos também reunidos em amor e comunhão com a família do meu esposo Luis. Ficamos hospedados o final de semana na casa de sua mãe e estivemos juntos com sua irmã Maria Helena, sua filha Victória Helena e seu esposo Armando. Foi muito bom passarmos tempo juntos e viver essa comunhão que somente em Jesus é possível. Graças a Deus a viagem foi uma benção e tudo deu certo conforme a vontade do Senhor e os desejos dos nossos corações.
Logo no dia 02, feriado, foi um dia muito especial! Eu (Luis) estava em casa estudando para um concurso público junto com um amigo da faculdade chamado Juliano, num ato que eu poderia considerar até egoista por se tratar de reservar o feriado para cuidar de algo referente a minha carreira profissional e não participar de um congresso entre obreiros cristãos, em que participei por quese dez anos desde que me tornei discípulo de Jesus Cristo.
Porém, ao invés de participar de um encontro nacional com outros homens cristãos e ficar ouvindo aquelas conversas sobre quem é que está na liderança de onde, se a palestra foi boa ou se o irmão falou algo polêmico, sem contar outras coisas desnecessárias de citar... bem, resolvi ficar em casa e, como durante aquela semana eu havia dito para o meu amigo da faculdade numa única conversa o que era o Evangelho de Jesus, depois de estudarmos para o concurso eu o convidei para ver o nosso blog e ver também juntos na Bíblia os textos nos quais me basiei para afirmar a ele o que era o Evangelho. Após cerca de 30 minutos ele então disse que queria ser batizado. Aleluia! E queria ser batizado naquele momento, sugerindo até que fossemos pedir a permissão de um lugar onde existe uma piscina pública aqui no centro da cidade mesmo, perto de casa.
Mas, como o Juliano havia combinado almoçar na casa da sua namorada e disse que queria também compartilhar sua decisão com ela, nós então combinamos que ele iria para lá enquanto encontraríamos um lugar para realizar o batismo. Eu disse que talvez poderíamos ir até São José do Pinhais para ele conhecer outras pessoas que se reúnem em casa e talvez o batismo poderia ser feito em um rio que eu imaginava existir parto do local onde iríamos. Assim foi combinado e mais tarde o juliano telefonou para nós dizendo que falou para namorada o que havíamos conversado em nossa casa e ela também tomara a decisão de ser batizada e tornar-se uma discípula de Jesus Cristo. Aleluia!!! E nós ainda nem a conhecíamos. Como a mensagem do Evangelho tem poder! Como Jesus é poderoso!!!
Então o Juliano e sua namorada, Carla, vieram até nossa casa, revimos alguns dos mesmos textos que lemos junto com o Juliano, além de mais alguns e fomos para São José dos Pinhais (região metropolitana de Curitiba). Chegando lá estavam reunidos numa programação especial com apresentação de um filme sobre a vida de Jesus para os vizinhos, na garagem da casa do Jorge. Eles ficaram muito felizes e de muitas maneiras animaram o Juliano e a Carla pela decisão tomada. O Evangelho foi enfatizado por várias pessoas e também ressaltado o fato de que a decisão deles não implicaria em um compromisso a participar de reuniões naquele local ou seguir nenhuma organização daquele grupo, mas unicamente um compromisso com Jesus Cristo e eles eram sempre bem vindos na comunhão, mas livres em Cristo!
Desse modo, por volta de 22h00, vários carros foram lotados com homens, mulheres, crianças e até bebê simplesmente para acompanhar o momento do batismo do Juliano e da Carla, em grande alegria todos cantavam, oravam e davam glórias ao nome de Jesus pela vida de mais dois novos irmãos. Algo muito impressionante numa demonstração sincera de felicidade pela salvação de outras pessoas, coisa que eu não havia presenciado até então, ainda mais durante a noite e num rio escuro. Pessoas que não teriam nada a "ganhar" com a conversão do Juliano e a Carla e que sabiam ser muito provavel nunca mais vê-los por morarem em outra cidade com compromissos muito diferentes de trabalho.
Depois dos batismos voltamos para a nossa casa, no centro de Curitiba, Carla queria tomar um banho quente pois estava com gripe, mas e nem isso a intimidou quanto a ser batizada. Sua convicção da salvação foi um grande exemplo para todos nós. Fizemos um lanche por volta da meia noite e nos despedimos do "novo casal". "1ª Viagem Missionária": Castro-Pr
“Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, porém, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram falar? E como ouvirão se não houver quem pregue? E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito: Como são belos os pés dos que anunciam boas novas” Rm 10.14-15
No dia 03 de abril, na manhã seguinte aos batismos da Carla e do Juliano, lenvantamos as 6 da manhã e viajamos para Castro, uma cidade que fica no interior do Paraná. Fomos encontrar um casal que morava em Campo Grande - MS, Vaneide e Niemayer, que havia feito amizade com nossos amigos Alvaro e a Linda Pestana, mas nós só tínhamos tido contato por email. Este casal nos convidou para passarmos o final de semana com eles, podermos compartilhar da fé em Cristo e nos conhecer melhor. A viagem foi excelente e também todos os momentos em que estivemos juntos.
No domingo celebramos a ceia do Senhor juntamente com mais uma família convidada por eles. Foi uma grande benção, pois pudemos compartilhar o evangelho de Jesus Cristo. Agradecemos imensamente este casal muito especial que nos recebeu com muito carinho abrindo sua casa para a pregação da Palavra de Deus. Que o Senhor os abençoe!
Em nossa casa
Mais uma vez, através do nosso blog conhecemos uma família muito amada que se reúne em sua casa há quatro anos. Eles deixaram a denominação que faziam parte para somente seguir a Bíblia. Eles tiveram a oportunidade de ver o nosso trabalho das igrejas nos lares pela internet e gostaram muito. Eles entraram em contato conosco e nós os convidamos para estar em nossa casa, a fim de partirmos o pão em memória de Jesus. Eles aceitaram o convite e estiveram presentes para mais uma reunião de adoração ao Senhor no domingo. Estou me referindo à família de João Alfredo e sua esposa Sônia, juntamente com seu filho Alexandre e sua esposa Ana e a pequena Telma.
Além dessa família também estiveram presentes o casal Rodrigo e Graziela, que moram justamente na rua da casa onde morávamos antes de iniciar o trabalho em nossa casa, mas só viemos a nos conhecer em São José dos Pinhais. Nossa irmã Camila também estava novamente conosco e mais uma amiga da faculdade, chamada Raiana, que já esteve conosco em outros domingos junto com sua irmã e também com sua mãe. Foi uma reunião muito abençoada, quase não couberam todos em nossa pequena sala.
Estamos cada vez mais felizes em saber que o Reino de Deus é muito maior do que pensamos ou imaginamos. A chave é ouvir somente Jesus e não entrar nos méritos ou falhas das igrejas humanas.
“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou antes para nós as praticarmos.” Ef. 2.8-10
Nossa maior felicidade é vermos almas sendo salvas e pessoas sendo acrescentadas ao Reino de Deus. Mas, sabemos que isso não é mérito nosso, pois somos servos inúteis. Mas, Deus nos usa para pregar o seu amor, a fim de que muitos sejam salvos, porque todos pecaram e carecem da glória de Deus.
Damos glórias a Deus porque Ele nos chamou para sermos ministros do evangelho de Cristo e temos tal privilégio de anunciar a mensagem salvadora de Deus.
Monique S. Bernardo
Ceia do Senhor em casa
Continuamos todos os domingos a nos reunir para juntos celebrarmos a Ceia do Senhor em memória de Jesus Cristo. Em especial nesse dia, comemoramos mais um ano de vida do Luis. Agradeço a Deus pelas bênçãos derramadas em nossas vidas.
Em Campinas-SP
Estivemos em Campinas no mês de junho no período de 2-7 e compartilharmos mais uma vez do Evangelho de Deus de casa em casa, porém dessa vez na casa da mãe do meu esposo Luis. Foi muito edificante ver os irmãos com o coração aberto para a Palavra do Senhor. Estamos orando para que cada vez mais esses irmãos tomem o gosto de se reunirem em suas casas todos os domingos celebrando a Ceia do Senhor e vivenciando o verdadeiro cristianismo puro e simples em suas vidas junto com seus familiares e amigos.
Que o Senhor os abençoe diariamente e os fortaleça no caminho, na verdade e na vida em Cristo Jesus.
No período em que estivemos em Campinas. Meu esposo Luis estudou o Evangelho com o Kelvin e Miguel, filhos dos nossos irmãos Miguel e Andréia.
Que o Senhor continue a abençoar esses meninos e oramos para que eles sejam também discípulos de Jesus Cristo.
Visita
Em Campinas visitamos uma família muito querida que nos convidou para jantarmos em sua casa. O Davi é muito amigo do meu esposo Luis desde a adolescência. Ambos cresceram no mesmo bairro onde moravam. Sua esposa Cléo é paranaense, mas hoje mora em Campinas com o marido e os filhos. Temos muito carinho por eles e esperamos um dia recebê-los como nossos irmãos na fé. Que Deus continue a abençoá-los ricamente em tudo e lhes conceda paz!
Este mês de junho comecei um trabalho novo em parceria com o meu esposo Luis na cidade de Curitiba - Pr. O trabalho é na área de dependência química. Meu esposo atende o caso como psicólogo clínico supervisionado pela professora de estágio dele e com o auxílio de um profissional da área da psiquiatria. Eu participo como auxiliar dele fazendo algumas intervenções e propondo atividades de estudos da Palavra de Deus. Peço orações aos irmãos por mais um desafio a ser cumprido no nome de Jesus.
Monique S. B. Bernardo